sábado, 1 de janeiro de 2011

Como Nasceu "Meu Pequeno Cachoeiro"


È com grande satisfação que desejamos a todos um Ano Novo maravilhoso, cheio de paz e alegrias, um 2011 repleto de felicidade.

E na primeira postagem do ano, estamos trazendo um pouquinho da história da música gravada em 1970 por Roberto Carlos, " Meu Pequeno Cachoeiro". 

Algumas pessoas imaginam que esta música foi composta pelo rei, outras que foram feitas para ele... Roberto Carlos no livrete "As Canções Que Eu Mais Gosto", pág 6, fez um comentário a respeito da música:

"Esta música não foi feita especialmente para mim, como muita gente pensa. È do Raul Sampaio, também de Cachoeiro de Itapemirim.
Gostaria muito de ter composto a canção, é o que realmente eu sinto pela cidade onde nasci.
Com essa letra ele traduziu tudo o que poderia ser dito sobre o assunto. è uma música belíssima"


Raul Sampaio, cantor e compositor, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim em 06 de Julho de 1928, como o próprio Roberto citou, ele é o autor desta magnifica música, que acabou tornando-se o hino oficial da cidade em 28 de Julho e 1966.

Roberto, recebeu a música com melodias em notas musicais baixas, logo solicitou ao maestro Alexandre Gnattali, que modificou o arranjo musical para notas mais altas, Roberto também alterou uma pequena estrofe e acrescentou uma declaração (versos) e sua autoria no final da canção e em 1970 a gravou em seu álbum anual.  

Raul Sampaio     
                                

Eu passo a vida recordando                     
De tudo quanto aí deixei                           
Cachoeiro, Cachoeiro                              
Vim ao Rio de Janeiro                             
Pra voltar e não voltei                              
                                                                     
Mas te confesso na saudade          
As dores que arranjei pra mim                 
Pois todo o pranto destas mágoa            
Ainda irei juntar as águas                        
Do teu Itapemirim                                   
                                                                     
Meu pequeno Cachoeiro              
Vivo só pensando em ti                          
Ai que saudade dessas terras                 
Entre as serras                                       
Doce terra onde eu nasci                       

Meu pequeno Cachoeiro            
Vivo só pensando em ti                       
Ai que saudade dessas terras              
Entre as serras                                    
Doce terra onde eu nasci                   

Recordo a casa onde eu morava       
O muro alto, o laranjal                      
O meu bom jenipapeiro                    
bem no centro do terreiro                 
dando sombras no quintal                 

A minha escola, a minha rua             
Os meus primeiros madrigais           
Ai, como o pensamento voa             
Ao lembrar da terra boa                   
Coisas que não voltam mais             

Meu pequeno Cachoeiro                 
Vivo só pensando em ti                   
Ai que saudade dessas terras          
Entre as serras                                
Doce terra onde eu nasci                

Meu pequeno Cachoeiro      
Vou morrer pensando em ti 
vou morrer pensando em ti
                                                                                                                                                                                                                               
Roberto Carlos


Eu passo a vida recondando
De tudo quanto ai deixei
Cachoeiro, Cachoeiro
Vim ao Rio de Janeiro
Pra volta e não voltei

Mas te confesso na saudade
As dores que arranjei pra mim
Pois todo o pranto destas mágoas
Ainda irei juntar as águas
Do teu Itapemirim

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai, que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terras onde eu nasci

Recordo a casa onde eu morava
O muro alto, o laranjal
Meu flamboyant na primavera
Que bonito que ele era
Dando sombras no quintal

A minha escola, a minha rua
Os meus primeiros madrigais
Ai, como o pensamento voa
Ao lembrar a terra boa
Coisas que não voltam mais

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo só pensando em ti
Ai que saudade dessas terras
Entre as serras
Doce terra onde eu nasci

(Declamando)
- Sabe meu Cachoeiro
Eu trouxe muita coisa de você
E todas essas coisas
Me fizeram saber crescer
E hoje eu me lembro de você
Me lembro e me sinto criança outra vez!

Meu pequeno Cachoeiro
Vivo pensando em ti...
Adailton Moura

2 comentários:

Marciano disse...

Realmente parece ter sido o próprio Roberto Carlos a ter composta está música. É um poema musical que retrata esta cidade onde o rei nasceu.

Adailton Moura disse...

Meu amigo Marciano, é uma obra de arte mesmo, mas o rei tem um pedacinho dele nesta obra prima de Raul Sampaio.

Grande Abraço

Postar um comentário

Caro Amigo(a): Faça Seu Comentário, Sua Pergunda, Sua Crítica, Seu Elogio e Deixe Seu Nome e E-mail, Que Retornaremos Em Breve!

Blog AM7 - Fera Ferida © 2008 Template by:
SkinCorner